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Direito Antidiscriminatório

Direito Antidiscriminatório
Introdução

Direito Antidiscriminatório. Conceito. Histórico. Teorias da Igualdade. Espécies de discriminação (direta, indireta). Racismo e suas espécies (estrutural, institucional, organizacional, interseccional). Direito à Tolerância (LGBTT+, Religiosa, Idosos, Indígenas, Mulheres, Gênero e Vulnerabilidades). Compliance antidiscriminatório.

Aulas aos sábados - 9 encontros

Março/25: 15, 22 e 29 das 10h-12h
Abril/25: 5, 12 e 26 das 10h-12h
Maio/25: 3, 10 e 17 das 10h-12h

Início das aulas
Investimento
R$ 1.229,00
Valor com desconto
R$ 983.00
Formas de pagamento
PIX
Cartão de crédito
Boleto
Modalidade da aula
Online
Oferece certificação
Sim
Tempo de acesso
90 dias
    Conteúdo programático

    Objetivos pedagógicos

    Instigar a pesquisa e a reflexão junto aos alunos através de estudos teóricos e aplicações práticas sobre os temas pertinentes à proteção dos grupos vulneráveis, combate ao preconceito e à intolerância, conforme as normas nacionais e internacionais que o Brasil faz parte.

    Metodologia

    Aulas expositivas; seminários; resolução de questões; exploração de temas acadêmico-científicos; estudos dirigidos.

    Avaliação

    Entrega de um report ou draft, de até 7 páginas sobre algum tema referente às aulas.

    Portfólio do curso
    Referências bibliográficas

    ACHARYA, Amitav. Global InternationalRelations (IR) and Regional Worlds. InternationalStudiesQuarterly, v. 58, n. 4, p. 647–659, 2014.

    ADICHIE, ChimamandaNgozi. O perigo de uma história única. Tradução Julia Romeu.1a ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

    AKOTIRENE, Carla. Interseccionalidade (Feminismos Plurais). São Paulo: Jandaíra, 2019.

    BALLESTRIN, Luciana. América Latina e o giro decolonial. Revista Brasileira de Ciência Política. Brasília, n. 11, pp. 89-117, mai./ago. 2013.

    BAHIA, Alexandre Gustavo Melo Franco de Moraes. A Igualdade é Colorida: por uma nova compreensão do direito de igualdade que reconheça o direito à diversidade. In: Cândice Lisbôa Alves; Thereza Cristina Bohlen Bittencourt Marcondes (Org.). Liberdade, Igualdade e Fraternidade: 25 anos da Constituição Brasileira. Belo Horizonte: D'Plácido, 2013, p. 307-327.

    BENTO, Maria Aparecida Silva. Branquitude e poder: a questão das cotas para negros. In: Simposio Internacional do Adolescente, 1., 2005, São Paulo. Disponível em: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000082005000100005&lng=en&nrm=abn>. Acesso em: 22 jun. 2024. 

    CARNEIRO, Sueli. Racismo, sexismo e desigualdade no Brasil, Summus Editorial, São Paulo, 2011.

    GÊNERO E NÚMERO. “No exterior, o Brasil é um homem branco”, Gênero e raça no Itamaraty, 07 de agosto de 2024. Disponível em: <https://www.generonumero.media/itamaraty-genero-raca/>. Acesso em: 08 ago. 2024.

    KILOMBA, Grada. Memórias da plantação: episódios de racismo cotidiano, Rio de Janeiro: Cabogó, 2020.

    MOREIRA, Adilson José, Racismo recreativo, Pólen, São Paulo, 2019.

    MUNANGA, Kabenguele. Teoria social e relações raciais no Brasil contemporâneo. Cadernos Penesb. Niterói, n. 12, p. 169-203, 2010. Disponível em: <biblio.fflch.usp.br/Munanga_K_TeoriaSocialERelacoesRaciaisNoBrasilContemporaneo.pd>. Acesso em: 10 nov. 2024.

    RIBEIRO, Djamila. Pequeno Manual Antirracista. São Paulo: 1ª Companhia das Letras, 2019

    SILVA, Karine de Souza. Entre esperanças e desenganos: A Declaração Universal dos Direitos Humanos, a Organização das Nações Unidas e a luta internacional contra o racismo. In: JUBILUT, Liliana Lyra; LOPES, Rachel de Oliveira (Orgs.). Direitos humanos e vulnerabilidade e a declaração universal dos direitos humanos. Santos (SP): Editora Universitária Leopoldianum, 2018.

    Informações importantes

    Plataforma Edrin

    As aulas serão ministradas ao vivo por meio do ZOOM. As gravações serão disponibilizadas em até 48 horas e o acesso estará disponível por 90 dias. É por meio da plataforma que as alunas e os alunos terão acesso aos materiais complementares e farão o envio de eventuais atividades.

    ATENÇÃO: É responsabilidade da aluna e do aluno as condições técnicas necessárias para assistir aos cursos. A EDRIN não pode se responsabilizar por falhas de conexão ou insuficiência de dados para acesso aos cursos.

    Certificação:

    Ao final do curso, as alunas e alunos que concluírem mais de 75% das aulas e atividades receberão um certificado no qual constará a carga horária, os docentes e o conteúdo do curso.

    Coordenação Acadêmica:

    Os cursos da EDRIN são cuidadosamente planejados, atendendo aos mais altos critérios de qualidade e eficiência pedagógica. Todos os programas são avaliados pela Profa. Dra. Renata Álvares Gaspar e os docentes são constantemente avaliados para que seja possível atingir os melhores resultados.