
Direito Antidiscriminatório. Conceito. Histórico. Teorias da Igualdade. Espécies de discriminação (direta, indireta). Racismo e suas espécies (estrutural, institucional, organizacional, interseccional). Direito à Tolerância (LGBTT+, Religiosa, Idosos, Indígenas, Mulheres, Gênero e Vulnerabilidades). Compliance antidiscriminatório.
Aulas aos sábados - 9 encontros
Março/25: 15, 22 e 29 das 10h-12h
Abril/25: 5, 12 e 26 das 10h-12h
Maio/25: 3, 10 e 17 das 10h-12h
Conteúdos
Objetivos pedagógicos
Instigar a pesquisa e a reflexão junto aos alunos através de estudos teóricos e aplicações práticas sobre os temas pertinentes à proteção dos grupos vulneráveis, combate ao preconceito e à intolerância, conforme as normas nacionais e internacionais que o Brasil faz parte.
Metodologia
Aulas expositivas; seminários; resolução de questões; exploração de temas acadêmico-científicos; estudos dirigidos.
Avaliação
Entrega de um report ou draft, de até 7 páginas sobre algum tema referente às aulas.
Portfólio do curso
Anexo | Tamanho |
---|---|
PDF - Direito Antidiscriminatório.pdf | 2.33 MB |
Referências bibliográficas
ACHARYA, Amitav. Global InternationalRelations (IR) and Regional Worlds. InternationalStudiesQuarterly, v. 58, n. 4, p. 647–659, 2014.
ADICHIE, ChimamandaNgozi. O perigo de uma história única. Tradução Julia Romeu.1a ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
AKOTIRENE, Carla. Interseccionalidade (Feminismos Plurais). São Paulo: Jandaíra, 2019.
BALLESTRIN, Luciana. América Latina e o giro decolonial. Revista Brasileira de Ciência Política. Brasília, n. 11, pp. 89-117, mai./ago. 2013.
BAHIA, Alexandre Gustavo Melo Franco de Moraes. A Igualdade é Colorida: por uma nova compreensão do direito de igualdade que reconheça o direito à diversidade. In: Cândice Lisbôa Alves; Thereza Cristina Bohlen Bittencourt Marcondes (Org.). Liberdade, Igualdade e Fraternidade: 25 anos da Constituição Brasileira. Belo Horizonte: D'Plácido, 2013, p. 307-327.
BENTO, Maria Aparecida Silva. Branquitude e poder: a questão das cotas para negros. In: Simposio Internacional do Adolescente, 1., 2005, São Paulo. Disponível em: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000082005000100005&lng=en&nrm=abn>. Acesso em: 22 jun. 2024.
CARNEIRO, Sueli. Racismo, sexismo e desigualdade no Brasil, Summus Editorial, São Paulo, 2011.
GÊNERO E NÚMERO. “No exterior, o Brasil é um homem branco”, Gênero e raça no Itamaraty, 07 de agosto de 2024. Disponível em: <https://www.generonumero.media/itamaraty-genero-raca/>. Acesso em: 08 ago. 2024.
KILOMBA, Grada. Memórias da plantação: episódios de racismo cotidiano, Rio de Janeiro: Cabogó, 2020.
MOREIRA, Adilson José, Racismo recreativo, Pólen, São Paulo, 2019.
MUNANGA, Kabenguele. Teoria social e relações raciais no Brasil contemporâneo. Cadernos Penesb. Niterói, n. 12, p. 169-203, 2010. Disponível em: <biblio.fflch.usp.br/Munanga_K_TeoriaSocialERelacoesRaciaisNoBrasilContemporaneo.pd>. Acesso em: 10 nov. 2024.
RIBEIRO, Djamila. Pequeno Manual Antirracista. São Paulo: 1ª Companhia das Letras, 2019
SILVA, Karine de Souza. Entre esperanças e desenganos: A Declaração Universal dos Direitos Humanos, a Organização das Nações Unidas e a luta internacional contra o racismo. In: JUBILUT, Liliana Lyra; LOPES, Rachel de Oliveira (Orgs.). Direitos humanos e vulnerabilidade e a declaração universal dos direitos humanos. Santos (SP): Editora Universitária Leopoldianum, 2018.
Plataforma Edrin
As aulas serão ministradas ao vivo por meio do ZOOM. As gravações serão disponibilizadas em até 48 horas e o acesso estará disponível por 90 dias. É por meio da plataforma que as alunas e os alunos terão acesso aos materiais complementares e farão o envio de eventuais atividades.
ATENÇÃO: É responsabilidade da aluna e do aluno as condições técnicas necessárias para assistir aos cursos. A EDRIN não pode se responsabilizar por falhas de conexão ou insuficiência de dados para acesso aos cursos.
Certificação:
Ao final do curso, as alunas e alunos que concluírem mais de 75% das aulas e atividades receberão um certificado no qual constará a carga horária, os docentes e o conteúdo do curso.
Coordenação Acadêmica:
Os cursos da EDRIN são cuidadosamente planejados, atendendo aos mais altos critérios de qualidade e eficiência pedagógica. Todos os programas são avaliados pela Profa. Dra. Renata Álvares Gaspar e os docentes são constantemente avaliados para que seja possível atingir os melhores resultados.